3 de setembro de 2009

Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots (ou MGS4) é um jogo de acção/espionagem. Criado por Hideo Kojima, Shuyo Murata e Yoji Shinkawa, Guns of the Patriots foi produzido pela Kojima Productions exclusivamente para a PlayStation 3. É o sétimo título da sérieMetal Gear e o primeiro lançado na quarta geração de vídeo games. O jogo foi lançado mundialmente no dia 12 de Junho de 2008, 10 anos depois do lançamento de Metal Gear Solid e 20 anos depois do lançamento americano do primeiro Metal Gear.

Jogabilidade

Em Metal Gear Solid 4, o jogador (Solid "Old" Snake) deve mover-se de maneira furtiva e inteligente. O jogo usa uma visão em terceira pessoa com movimentação livre da câmera, mas também permite jogar livremente no modo em primeira pessoa, além de uma visão sobre o ombro que pode ser mudada tanto para o lado direito como para o esquerdo. O sistema de combate corpo-a-corpo (Close Quarter Combat, o famoso CQC da série) foi totalmente remodelado. Muitos elementos de jogabilidade dos títulos anteriores voltaram de forma inovadora: o jogador utiliza uma nova forma de camuflagem chamada "Octocamo", que substitui o sistema de camuflagem utilizado em Metal Gear Solid 3. Sua tonalidade azul-escuro permite ao seu portador misturar-se com o ambiente em apenas alguns segundos. Um novo aparelho em forma de tapa-olho, chamado "Solid Eye" substitui os vários binóculos e intensificadores de imagem dos títulos anteriores e, além do clássico disfarce da caixa de papelão temos um barril de aço. Este barril é capaz de suportar disparos de armas de fogo e pode ser usado para rolar, deixando os inimigos inconscientes por um curto período de tempo, entretanto, deixa Snake enjoado se for usado excessivamente.

O jogo está cheio de flashbacks (na realidade são fotos de eventos passados, lugares, ou personagens) que explicam brevemente os fatos ocorridos nos jogos anteriores e como eles se relacionam com os eventos de MGS4.

Snake é também ajudado por um pequeno robô, o Metal Gear Mk. II (MKII) construído e controlado por Otacon. O pequeno robô é capaz de incapacitar inimigos usando um choque elétrico de baixa-voltagem, como também providenciar reconhecimento de áreas desconhecidas. Para se comunicar com outros personagens, usamos o sistema CODEC, já tradicional na série. O jogo foi desenvolvido com uma nova característica: um "anel de ameaça" branco, que mostra em tempo real a localização de inimigos próximos.

Se o jogador for baleado, cortado e/ou queimado, estes ferimentos ficarão expostos na sua pele. No entanto, os desenvolvedores do jogo decidiram retirar o stress e manter a saúde de Snake, por isso ele usa uma farda protetora ('muscle suit'), permitindo aos jogadores mover-se de forma similar aos jogos anteriores. Snake tem agora um medidor e um índice que substitui a barra de Stamina, usada em MGS3. O índice, "Stress", baseia-se nas condições atuais de combate e clima. Pode fazer com que o Snake vá para o combate "animado", o que aumenta bastante a sua pontaria e reduz o dano recebido. No entanto, este efeito pode eventualmente acabar e causar a Snake um colapso temporário (fumar um cigarro o acalma). O medidor, "Psique", diminui lentamente ao longo do tempo, reduzindo a pontaria e a sua capacidade de recuperar a barra de vida (life bar). Muitos itens do jogo (como o iPod) subirão o medidor, o jogador pode também consumir "regain energy drinks", (bebidas energéticas), comer massa (e rações militares), ou usando compressas em músculos doloridos.


Enredo

Personagens

O elenco do jogo consiste basicamente de personagens dos jogos anteriores, porém, claro que existem novos personagens. Um prematuramente envelhecido Solid Snake (agora conhecido como Old Snake) regressa como sendo o único personagem jogável, juntos a Snake estão Roy Campbell, seu ex-comandante; seu amigo Otacon, Naomi Hunter, a cientista que o contaminou com o vírus FOXDIE; Meryl Silverburgh, comandante da Rat Patrol Team 01 (R.P.T.01), Mei Ling, ex-analista de dados e agora capitã do navio de guerra USS Missouri(BB-63); Raiden, agora parecido com o (falecido) Ciborgue Ninja; Rosemary, ex-namorada de Raiden, que agora trabalha como psicóloga; e EVA (de MGS3), agora conhecida como Big Mama. Também aliando-se a Snake estão Drebin 893, um traficante de armas; Sunny, a filha de Olga Gurlukovich, que foi resgatada dos Patriots por Raiden; e os outros membros da R.P.T.01 (Ed, Jonathan e Johnny Sasaki). Johnny é o guarda dominado por Meryl, quando ela escapa da cela, em MGS1. O antagonista do jogo é Liquid-Ocelot, Revolver Ocelot, ex agente dos Patriots usou nanomáquinas e tarapias de hipnóse para assumir uma personalidade parecida com a de Liquid. Porém, ele manteve a história que sua mente fora "possuída" por Liquid Snake, como resultado de um transplante de braço. Aliando-se a Liquid-Ocelot estão: Vamp, único membro vivo do extinta Unidade Dead Cell; a The Beauty and The Beast Unit; e o seu exército particular, o Haven Troops. O fantasma de Psycho Mantis (MGS1) faz uma aparição especial no jogo. The Beauty and The Beast Unit servem como os principais "chefes" do jogo: os seus membros são Crying Wolf, Raging Raven, Screaming Mantis, e Laughing Octopus. Os seus nomes de animais remetem claramente para os membros da Fox-Hound, as suas emoções se voltam para os Cobras e as suas armas foram "retiradas" dos membros do Dead Cell. Uma observação: Screaming Mantis carrega duas marionetes representando dois falecidos personagens da série: Psycho Mantis e The Sorrow, ambos psíquicos. As 4 membros de The Beauty and The Beast Unit são todas mulheres que sofreram stress pós-traumático e, como resultado, tornaram-se máquinas insanas de matar. As suas aparências interiores (às armaduras que usam) são referida como os seus lados "beauty" (belo), enquanto que as exteriores são referentes às "beast" (fera), daí o nome da unidade.


História

Estamos em 2014, cinco anos após os incidentes em Big Shell (MGS2). MGS4 tráz um mundo onde a intervenção militar em solo estrangeiro está proibida, aumentando a necessidade de Private Military Companies (Companhias Militares Privadas, PMCs), para travar guerras de negócios. Ananotecnologia tornou-se importantíssima, tanto para aumentar as habilidades dos soldados, como para reforçar a fidelidade dos mercenários. O sistema nanotecnológico que as PMCs usam é chamado de "Sons of the Patriots" (SOP). As cinco maiores PMCs (Praying Mantis, Otselotovaya Khvatka, Werewolf, Pieuvre Armement e Raven Sword) são controladas por uma única companhia, chamada Outer Heaven, comandada por Liquid-Ocelot. Reunindo um exército capaz de rivalizar com o americano, Liquid-Ocelot prepara uma revolta armada com o objectivo de tomar controle absoluto do SOP. Com o mundo mais uma vez em crise, um desacreditado Solid Snake é "jogado" no Oriente Médio com a missão de eliminar definitivamente Liquid. O jogo se situa em cinco localidades: Oriente Médio, América do Sul, Leste europeu, Shadow Moses e Outer Heaven.

Recepção crítica

A primeira matéria sobre MGS4 foi feito pela revista inglesa Playstation Magazine, o game tirou nota máxima, bem justificada pela revista. Pouco do jogo antes do seu lançamento pôde ser conferido na versão Beta de Metal Gear Online. Na versão online a mesma qualidade gráfica está presente, bem como o som e jogabilidade, tudo exatamente como presenciado na campanha solo. Após o lançamento vários conceituados sites e revistas publicaram suas matérias. É surpreedente a quantidade de notas máximas conseguidas e a surpresa maior fica por conta do quase ausente destaque dos pontos negativos do jogo, já que estes quase inexistem, ainda que não seja absolutamente perfeito. Um dos pontos mais apontados nas matérias é o fato de MGS4 ter se juntado aos 9 únicos jogos a receberem os 40 pontos da revista japonesa Famitsu e tirou nota 10 nos sites da GameSpot eIGN. Recentemente a Konami divulgou que Metal Gear Solid 4 havia vendido 4,75 milhões de cópias mundialmente, o colocando na lista como um dos mais vendidos da série Metal Gear.


Solid Snake Morre no Jogo(ou não)
*Tire suas próprias conclusões


Nenhum comentário: